Riscos
Com a massificação da internet, existem cada vez mais PERIGOS ONLINE!
A partir do momento em que nos “ligamos” a um Wi-Fi ou hotspot, não podemos dizer que estamos 100% seguros. A Internet, tal como os ambientes físicos, pode ser um lugar divertido, aliciante, interessante e até didático, mas também pode ser um lugar perigoso e arriscado.
Sobretudo para os jovens e adolescentes, que ainda estão a aprender sobre o mundo em geral, e navegar pela web com a máxima precaução pode nem sempre ser a regra. Mas poderá ser: só precisam de aprender a proteger-se.
Alguns comportamentos online podem pôr em causa a sua segurança e a daqueles que o rodeiam.
A internet é um mundo com novas possibilidades para todas as gerações.
São muitos os caminhos que podem ser seguidos: informações, jogos, compras e fácil comunicação, entre outros.
Mas, com essa facilidade surgem alguns riscos que precisam ser seguidos de perto.
- Comunicações online indesejadas, bem como, o roubo de identidade e/ou perfil, por parte de estranhos, são cada vez mais comuns, afetando um grande número de utilizadores.
- Assédio e agressão por meio de novas tecnologias, com intenção de propagar mensagens ou imagens de maneira massiva.
- Exposição de crianças e adolescentes, intencionalmente ou acidentalmente, a conteúdos violentos, de natureza sexual ou que gerem ódio.
- Problemas como o discurso de ódio e o cyberbullying podem causar consequências graves. Sabe como combater e/ou atuar neste tipo de situações?
- Muitas pessoas enviam conteúdos eróticos e sensuais através do computador ou smartphone para os seus parceiros, designado por sexting que pode originar partilha não consensual de imagens. Este tipo de prática pode ter consequências mais graves, como o sextortion ou o revenge porn.
- O grooming não é um termo muito conhecido, mas sua prática sim. Realizado sempre por adultos, o grooming consiste em ganhar a confiança de uma criança ou adolescente na internet. O propósito é abusar ou explorar sexualmente.
- Crianças e adolescentes menores de 13 anos tem maior suscetibilidade a desenvolverem dependência da tecnologia e da internet. A dependência ocorre principalmente quando o jovem não consegue se divertir com outra coisa que não seja o telemóvel ou computador. Ele não tem interesse em sair, passear com a família e interagir com os amigos fora do ambiente virtual.
- O vício em jogos online é caracterizado como uma doença e é tratado com a mesma seriedade que um dependente químico.
- Quando sai de casa, provavelmente toma cuidados para se proteger de assaltos e outros perigos. Na internet, é igualmente importante colocar em prática alguns procedimentos de segurança. Proteja-se, saiba quais as consequências, o que fazer e onde denunciar!
ATIVA A TUA SEGURANÇA!